Notícias da congregação
0

Acampassio Colombo 2015

 

Nos dias 5, 6 e 7 do presente mês aconteceu o Acampassio – Acampamento da Juventude Passionista, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Colombo, Paraná. O evento, a nível Provincial (Província do Calvário),  contou com a participação dos jovens de 5 paróquias, as quais: São José e Nossa Senhora das Dores, Rio de Janeiro-RJ; São Paulo da Cruz (Igreja do Calvário), São Paulo-SP; Nossa Senhora da Conceição, Osasco-SP; São Pedro, Cascavel-PR; Nossa Senhora do Rosário, Colombo-PR, totalizando 43 participantes.

A finalidade do evento se constituiu na reflexão e em atividades propostas a partir da carta encíclica Laudato Si’ – Sobre o Cuidado da Casa Comumdo santo padre Francisco, sob o tema “A Construção do Reino a partir da Consciência Ecológica e da Responsabilidade com o Outro”, tendo como lema “Foi a Mim que fizestes” (Mt 25,40). O público foi composto por lideranças e representações dos grupos de jovens das paróquias, tendo em vista que estes comunicassem as experiências e aprendizados do encontro em suas respectivas realidades paroquiais, promovendo um possível plano de ação a nível Provincial, conforme a proposta.

Dessa forma, a programação foi elaborada levando em conta a formação e a interação dinâmica entre os participantes, alternando momentos de refeição, de higiene, de repouso, de animação e momentos formativos. Sendo assim, no dia 5, a partir das 16h00 deu-se a acolhida dos jovens, onde foram distribuídos crachás e feitos encaminhamentos estruturais. Às 19h30 aconteceu a Missa de Abertura, e logo após o jantar foi realizado um teatro, sob orientação do jovem Alex Mion e do seminarista Lucas, o qual teve como intuito a introdução dos participantes ao tema de forma figurativa e cômica. Em seguida, iniciou-se o horário de repouso e as atividades do dia foram encerradas.

Posteriormente, no dia 6 pela manhã houve momento de espiritualidade, conduzido pelo seminarista Lucas, e de palestra, com o seminarista Denis, os quais de acordo com o tema, deram continuidade em forma de conteúdo à proposta lançada pelo teatro do dia anterior. Depois, mediante a articulação do seminarista Matheus e da jovem Vanessa, aconteceu o momento de divisão dos participantes em determinados grupos, que receberam o nome de santos e beatos passionistas. À tarde iniciaram-se as atividades, onde cada grupo recebeu um texto abordando um tema-eixo do documento do papa segundo a orientação da palestra, tendo em vista a partilha e o empenho recíproco no estudo do material. Logo depois realizou-se o momento de plenário, conduzido pelo Pe. Vitor, onde os grupos apresentaram o resultado de suas reflexões por meio de métodos diversos, entre estes exposição, teatro, música e interações. Após as atividades formativas do dia, à noite, ocorreu o The Voice Acampassio, de incumbência dos jovens da coordenação local, no qual os jovens organizaram-se livremente para fazer apresentações musicais espontâneas e interativas, contando com a participação de religiosos e leigos da comunidade local. Então, as atividades do dia concluíram-se.

No dia 7 pela manhã foi realizada a Caminhada Ecológica, que teve seu itinerário da igreja matriz até o Bosque da Uva, com o objetivo de promover um momento de partilha espontânea entre os jovens, onde foi feita também uma coreografia musical. Após o almoço, o encontro foi encerrado.

A coordenação da pastoral da juventude da paróquia Nossa Senhora do Rosário agradece a receptividade e a contribuição dos párocos que enviaram os seus jovens ao encontro, aos participantes, pela interação e pelo empenho, bem como a todos que contribuíram, por meio de doações, orações e expectativas para que o Acampassio se realizasse. Que Deus abençoe a todos!

 

Denis André Bez Bueno

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por Província do Calvário

Assessoria de Comunicação da Província do Calvário em parceria com a agência Minha Paróquia. Caso queira contribuir com artigos e notícias, entre em contato pelo FALE CONOSCO!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *