A Província do Calvário dos Missionários Passionistas, consciente de sua missão evangelizadora, bem como da responsabilidade em poder gerir os meios que sustentam sua missão, promoveu um encontro formativo para todos os seus Religiosos Ecônomos e interessados. O evento aconteceu no CEPA (Centro de Espiritualidade Passionista), em Ponta Grossa (PR), entre os dias 5 e 7 de maio, e foi organizado pela Equipe de Assessoria de Economia, que é coordenada pelo Ecônomo Provincial, Pe Clóvis Luiz Rombaldi, CP.

Como o tema previsto era “Formação Administrativo Financeira”, foi contratado o Instituto “AXIS”, que tem sede em Nova Lima (MG) e o objetivo de atuar no mercado com uma diretriz para o desenvolvimento empresarial e institucional ético e eficaz. O Assessor da “AXIS”, Luismar Costa, abordou vários temas durante dois dias, dentre eles destacamos alguns, como: Arquivo e Documentações, Impostos, Lei de Voluntariado, Contratos, Acordo da Santa Sé com o Governo Brasileiro, Planejamento Orçamentário e Fluxo de Caixa, Gestão de Patrimônio etc.

Em nível de colaboração, o encontro pôde contar também com a assessoria profissional da área econômica e jurídica da Província do Calvário, ou seja, o Contador Fernando e Dr. Carlos, respectivamente.  Além das várias contribuições que ambos fizeram durante a formação, os dois tiveram um momento da programação para apresentar relatórios acerca dos serviços que têm prestado à Província do Calvário. Falaram também de outros encaminhamentos que foram feitos e que estão aguardando resultados.

No último momento do encontro foram feitas as considerações por parte de todos, sobretudo do Pe. Clóvis, que fez a prestação de conta de alguns relatórios, e Pe Amilton Manoel da Silva, CP (Superior Provincial) que transmitiu alguns comunicados e entregou material para estudos comunitários.  O encontro foi avaliado como “positivo” e tudo aconteceu em clima de fraternidade, sobretudo nos momentos de intervalos e refeições. Os momentos litúrgicos abriam e concluíam as atividades de cada dia. A missa de encerramento foi presidida pelo Pe. João Perin, CP, que completava 21 anos de ordenação presbiteral, e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Na sequencia houve um almoço de confraternização e as despedidas.