A experiência de Deus e do próximo

1

O encontro vocacional promovido pelos passionistas no final de semana compreendido entre os dias 04/05 e 06/05, foi uma verdadeira experiência com Deus e com os irmãos. Após longos anos, em que encontrei inúmeros obstáculos para seguir o chamado divino, estou experimentando esta reaproximação divina, que me convida e me capacita para novos desafios. Todas as atividades proporcionadas pela congregação passionista (orações comunitárias, trabalhos manuais e intelectuais e palestras) trouxe-me novos ares que revigoraram, fortalecem e reorientam para Aquele que é nossa única e eterna felicidade, Jesus.

Nosso primeiro contato se deu por meio da oração comunitária, com a oração de vésperas. Dessa forma, o encontro foi aberto e promovido inicialmente pela palavra orante do Cristo. Também tivemos a oportunidade de realizar nossas refeições partilhando experiências de fé e de vida em comunidade. Em um dos dias assistimos o filme sobre a vida de Madre Tereza de Calcutá, que nos fez recordar que devemos ver o Cristo no irmão que sofre, como igualmente o fez o fundador da Congregação, São Paulo da Cruz. Além disso, tivemos momentos de compartilhar atividades recreativas, com jogos (baralho e dominó), momentos de trabalhos e organização da comunidade e de dar nosso próprio testemunho de vida e de fé.

Um dos momentos mais edificantes foi a partilha de nossas experiências e de conhecer a experiência de cada um que compõe a casa do Andaraí (RJ). Todos temos nossas próprias experiências, de dor e de alegria. Conhecer o lado humano e a centelha divina que fez com que estes e muitos outros homens abandonassem tudo para seguir Nosso Senhor, nos dá uma percepção da grandiosidade do Evangelho e de sua mensagem. Espero que hajam inúmeras outras oportunidades e atividades e que a Virgem Santíssima, juntamente com São Paulo da Cruz e São José, intercedam pelas nossas vocações, e nos mantenham firmes e fortes para todos os desafios que nos há de sobrevir.

Jodeilson Gualberto de Oliveira

Relato da Experiência de Anderson Rodrigo Crespo Rosa.

Nos dias 04, 05 e 06 de junho tive a graça de participar do primeiro encontro vocacional deste ano de 2018 com os Passionistas. Posso relatar que foi uma experiência riquíssima. Durante estes dias fui muito bem acolhido desde a chegada e durante todo o tempo.

O encontro dispôs de palestras explicativas sobre a Congregação Passionista, mas acima de tudo uma convivência com os Religiosos nas atividades normais da casa, para de fato conhecermos a realidade do convívio fraterno, nos momentos de orações, nas refeições, nos filmes, enfim, um verdadeiro ambiente familiar.

Posso destacar a humanidade que tiveram, são jovens que querem se configurar a Cristo Sacerdote, mas sem deixarem a juventude, e com isso atraem muitas vocações. Sabemos que aqueles que querem seguir verdadeiramente os passos de Cristo devem renunciar a si mesmo, tomar a cruz e seguir ao Senhor. Estes jovens Passionistas seguem com a cruz de Cristo sem tirar a alegria, pois sabem que estão com o Senhor.

Rezemos sempre pelas vocações, para que o bom Deus possa continuar chamando operários para messe e que os jovens tenham a coragem de responder generosamente este chamado do Senhor.

Equipe Vocacional