Aconteceu no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, entre os dias 07 e 10 de abril de 2015, o Congresso Nacional da Vida Religiosa. O evento foi organizado pela CRB (Conferência dos[as] Religiosos[as] do Brasil) e teve como tema “Assumir o núcleo identitário da Vida Consagrada: Atitude Profética, Processo Mistagógico”. O lema refletia a passagem de Lc 24, 32: “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?”. Outra motivação que moveu esta iniciativa foi a proposta do Papa Francisco que, em dezembro do ano passado, oficializou a abertura do Ano da Vida Consagrada, com o tema: “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”.

Participaram mais de 2.100 consagrados(as), o maior número em eventos preparados pela CRB em seus 61 anos de história. Junto às várias Congregações, Institutos Apostólicos e Seculares, esteve presente também a Família Passionista representada pelos Religiosos (Missionários) e Religiosas (Missionárias e Monjas). A Vida Consagrada Passionista, também inserida na Vida Consagrada do Brasil, está em busca de uma paixão contagiante, onde testemunhe o amor pelo ser da consagração e pelo gosto do fazer que dinamiza o Reino no seio das sociedades.

Foram vários momentos de Conferências, com temas pertinentes e provocantes. Estiveram assessorando grandes personalidades da atualidade e a participação da assembleia foi muito positiva. A grande prece deste Congresso Nacional foi aprofundar o Ano da Vida Consagrada afim de que não se permita ser assaltada pelos devoradores dos valores evangélicos da alegria.