Artigos da congregação
0

Formado, Consagrado, Criado e Amado

SaoPaulodaCruz e JesusNão teria momento melhor para falar de vocação do que este mês de agosto, mês dedicado à vocação sacerdotal, vocação religiosa, vocação matrimonial e vocação do leigo. Percebe-se que Deus não deixa ninguém de fora. Somos chamados a discernir qual é a melhor forma de servir a Deus. Segundo o profeta Jeremias 4,5 “Antes de formar você no ventre materno de sua mãe, eu o já conheci; antes que você fosse dado à luz, eu consagrei para fazer de você profeta das nações”.

É esse o desafio neste mundo que podemos denominar pós-moderno. Aí resta respondermos: o que Deus quer de mim? Quais são as minhas motivações para melhor servir a Deus e a proposta de seu Reino? Para respondermos a este apelo, não podemos deixar de olhar a nossa realidade e procurar saber o que ela quer de nós. S. Inácio propõem que: “a partir de Deus, o ser humano encontra seu lugar e sua relação com toda a natureza, logo tudo está interligado”. São Paulo da Cruz dizia que: “ Deus é um oceano infinito”. Nesta ótica podemos afirmar que Deus envolve, aproxima-se, atrai e nos abraça, basta deixarmos. E nos deixando ser envolvidos por esse amor, perceberemos que, em questão de segundos, estaremos mergulhados no infinito amor de Deus.

No entanto este mergulho deve favorecer uma tomada de consciência, que somos criados para o amor, pois o Amado já nos amou por primeiro. Sabemos que nós seres humanos estamos em constante movimento, a história é movimento, a fé é movimento, porém não devemos ser estáticos, presos ao passado, do contrário, para descobrir nossa vocação, é necessário que tenhamos rumo e direção. Para isso o Espirito é o sopro que nos leva à direção, mas somos convidados a equilibrar o barco, pois o leme está em nossas mãos.

Contudo, nossos dons devem dar condições para superarmos as adversidades e buscarmos atualizar, renovar a mensagem cristã em nós. Para isso Cristo nos convida a ir ao interior do seu interior e cultivar o nosso jardim. E uma das formas de renovar esta mensagem poder ser vivendo o carisma da Paixão. Venha fazer parte da Família Passionista!

José Ronaldo Venâncio dos Santos,CP

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por Província do Calvário

Assessoria de Comunicação da Província do Calvário em parceria com a agência Minha Paróquia. Caso queira contribuir com artigos e notícias, entre em contato pelo FALE CONOSCO!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *