Notícias da congregação
0

Missões Passionistas na Paróquia Divino Espírito Santo – Camboriú, SC

Divino é Acolher e Servir (Mc 10,45) foi o lema das Santas Missões Passionistas que decorreram nos dias 19 a 26 de julho de 2015 na Paróquia Divino Espírito Santo.

O verbo Acolher foi uma “cascata de luz” na missão porque nos orientou a resgatar a acolhida do Bom Pastor que acolhe suas ovelhas seu povo cansado e oprimido que busca em Jesus acolhida e proteção. Ele é o Bom Pastor do seu povo, porque o alimenta com a sua palavra e o nutre com o evangelho da esperança. Essa personalidade de Jesus é um desafio para a Igreja e os seus ministros, para que não sejam burocratas do sagrado, mas irradiadores da compaixão do Pai diante das multidões, que ainda hoje continuam como “ovelhas sem pastor”.

O verbo Servir também foi um grande “facho de luz”! Ele veio do lema da CF 2015 que buscou retratar o gesto de Jesus lavando os pés dos discípulos na Quinta-feira Santa. A Igreja é chamada a atualizar o gesto de Jesus Cristo em nosso tempo. O lava-pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro. É com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo.

A Igreja Católica, através de suas comunidades, participa das alegrias e tristezas do povo. Ao servir, ela participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica. No serviço, ela edifica o Reino de Deus.

A semana teve uma vasta programação que abrangeu as várias dimensões que envolvem a vida da Paróquia, isto é, celebrações, caminhadas penitenciais, encontros com as crianças, com a juventude, visitas a asilos, escolas, famílias etc. Foram muitos os encontros que proporcionaram profundas reflexões entre os camboriueneses, das dezesseis comunidades, e os missionários.

Os missionários/as Passionistas eram de diferentes Paróquias e Comunidades do Brasil. Juntaram-se aos trinta e dois Passionistas as missionárias das Congregações das Irmãs Ursulinas e Beneditinas da Divina Providência bem como algumas leigas que não são de Paróquias Passionistas, somando um total de quarenta e dois missionários(as).

Diversas foram as alegrias que nos envolveram na missão: 1) A alegria de que o batismo nos torna missionários e a alegria de sermos Passionistas. O nosso santo Pai fundador São Paulo da Cruz carregava consigo um forte vigor missionário e ele quis que esse vigor fizesse parte da vida dos Passionistas. 2) A alegria de sermos Igreja. Enquanto Igreja estamos vivendo um tempo de grande motivação por parte do Papa Francisco que procura incentivar a Pastoral sempre em chave missionária. 3) E as alegrias provindas dos encontros com as pessoas.

Sem medo de errar, podemos dizer que fomos presenteados por essa experiência de evangelização que aconteceu por causa da missão. Foram estupendas e diversas as experiências de Deus que tivemos ao conviver com aquele maravilhoso povo de Camboriú. Sentimos muita acolhida, carinho, amor, simplicidade e generosidade. As famílias que hospedaram os missionários fizeram de suas casas verdadeiros lugares do abraço de Deus para os missionários. Saímos serenamente evangelizados.

Muitos frutos já foram colhidos e certamente muitos outros ainda virão. E com alegria nos organizaremos para a Pós-Missão.
Fazemos nossas as palavras do Pe. Amilton Manoel da Silva, CP (Superior Provincial dos Missionários Passionistas da Província do Calvário), em sua carta de agradecimento aos missionários, ao Pároco, e aos paroquianos, ou seja, “Deus seja louvado por cada encontro, cada palavra motivadora, cada texto bíblico que foi proclamado, cada eucaristia celebrada; pela benção, pela cura, pela diversidade de dons que se tornaram movimento do Espírito e, sobretudo, pela capacidade de acolher e servir o outro (a), como irmão e irmã em Jesus Cristo, na sua Igreja, família/povo de Deus.”

Nosso agradecimento especial também aos coirmãos da Província do Calvário e às irmãs da Província São Gabriel que direto ou indiretamente colaboraram com essa missão! E a todos que rezaram pela missão! Já estamos à espera da próxima, porque a missão continua!

Que São Paulo da Cruz e Nossa Senhora das Dores intercedam por nós em nossa Missão! Amém!

Pe. Francisco das Chagas da Silva Marques, CP

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Escrito por Província do Calvário

Assessoria de Comunicação da Província do Calvário em parceria com a agência Minha Paróquia. Caso queira contribuir com artigos e notícias, entre em contato pelo FALE CONOSCO!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *