Como é de costume, a Comunidade Getsêmani (Casa do Noviciado Passionista) tem recebido várias assessorias durante o ano que dinamizam a preparação e discernimento dos futuros Missionários Passionistas. Desta última vez, os Noviços, por intermédio do Pe José Roberto (Mestre de Noviciado), receberam o Ir. José Milton Ferreira da Silva, CP (Ir, Milton) para ministrar a formação sobre “A Dimensão Missionária e Universal da Congregação Passionista.”

O encontro formativo foi realizado na própria Comunidade do Noviciado, em Ponta Grossa (PR) e, no total, foram cinco dias de atividades. Teve início, portanto, no dia um (01) de Setembro e conclui-se no dia cinco (5) do mesmo mês.

Os cinco momentos foram divididos por dias e temas e seguiu a sequencia destacada aqui, ou seja, “Missão e o ser Missionário” (1º dia), “O ser Consagrado” (2º dia), “Dimensão Missionária e Universal da Congregação Passionista” (3º dia), reflexão do texto “Vinhos Novos em Odres Novos: a refundação como expressão de fidelidade criativa” (4º dia) , e “Missão Nossa Senhora dos Pobres: uma experiência de Deus em Moçambique” (5º dia) .

Foram momentos enriquecidos com a exposição do tema, mas sobretudo pela interação dos Noviços que participavam com interrogações e reflexões que ajudavam a amadurecer a temática apresentada.

Além da formação, o instante também foi propício para enriquecer a fraternidade e os momentos de oração comunitária que reunia a todos diariamente para a Liturgia das Horas e a Santa Missa.

Por fim, o objetivo principal desta assessoria foi dinamizar uma reflexão que levasse os Noviços a vislumbrarem a dimensão apostólica, missionária e universal da Congregação Passionista. Esta proposta fez entender que a Consagração que almejam não é outra coisa senão amar a Deus e ao próximo de forma radical e numa dinâmica de conversão permanente. É em vista disso, como Passionistas, à luz da inspiração de São Paulo da Cruz, que todos devem se empenhar em viver com espírito de abertura e disponibilidade para anunciarem a Paixão, o Amor de Cristo, onde Deus os chama a servir.