Há 39 anos, teve início a Romaria em honra a Nossa Senhora do Caravaggio, na cidade de Colombo – PR. A iniciativa foi do Pe. Gregório Ligieri, CP que encontrou na Igreja São Pedro, no bairro rural de Capivari, uma pequena imagem da Virgem do Caravaggio. Sendo ele grande devoto de Maria sob esse título, restaurou a imagem e sugeriu ao Pe. Valério Mascarello, CP, pároco de Colombo, que convocasse os paroquianos para uma procissão até o Capivari, a fim de levar a imagem onde seria introduzida dentro da Igreja.

Naquela ocasião, 30 pessoas participaram da Procissão. No ano seguinte e assim sucessivamente se repetiu o evento, sempre no dia 26 de maio, dia da aparição da Virgem Maria a jovem Joaneta Varolli, na cidade de Caravaggio, no norte da Itália.

Com o aumento do número dos devotos, a procissão se tornou uma grande Romaria, chegando até a 8.000 pessoas, quando o dia 26/05 cai nos domingos. Os fiéis caminham 12 Km a pé, rezando, cantando e agradecendo a Deus as graças recebidas por intercessão de Nossa Senhora do Caravaggio.

O Pe. Gregório Ligieri foi, até o ano da sua morte, o animador da Romaria, a partir de então, o Pe. Amilton M. da Silva, CP, a convite dos párocos de Colombo e da comunidade religiosa do Capivari, tem animado essa caminhada de fé, todos os anos. Pe. Jairo e Pe. José Marques, também já colaboraram na animação no final dos anos 90.
Nesse ano de 2015, a multidão que participou da Romaria chegou a 5000 fiéis e a Santa Missa capal foi presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo. Nosa Senhora do Caravaggio, rogai por nós.