Semana Santa em S. Sebastião da Estrela

Na Semana Santa do corrente ano, a Paróquia S. Sebastião da Estrela, Diocese de Oliveira/ MG, na pessoa do Pe Reinaldo, Pároco da cidade, recebeu Pe. José Jailson da Silva que é Missionário Passionista. Dentre várias atividades, Pe Jailson, CP visitou famílias, doentes, e fez atendimento de confissões, bem como celebrou na paróquia e nas comunidades. Pe Jailson, CP relatou que foi uma experiência muito bonita, destacando o testemunho de fé do povo mineiro. Detalhando mais sobre as atividades vivenciadas naquela paróquia, o Missionário especificou a programação realizada naquela semana: na quarta feira aconteceu a procissão do encontro, onde um grupo de homens caminha com a imagem do Senhor dos Passos e outro grupo, o das mulheres, caminha com a imagem de N. S. das Dores até a igreja. Na ocasião, estando reunidos na praça, todos escutam atentos o sermão do encontro da Mãe com o Filho.  Nas celebrações da quinta e sexta feira, houve muita participação dos fiéis, tanto no Lava-pés como na Paixão e Morte de Jesus. Nesta última chegam participar pessoas das cidades vizinhas que, após a celebração da Palavra e o Beijo na Cruz durante a tarde, retornam à praça para escutarem o sermão do desprendimento da cruz e participarem da procissão do Senhor morto. Como num velório, os fiéis acompanham com velas e imagens; A personagem Verônica entoa o cântico de angústia pela morte do Senhor, as catracas interrompem o silêncio da multidão que caminha até retornar à Igreja, onde acontece o momento de oração que finaliza a procissão. Embora seja o cume do tríduo Pascal, o grande dia da Vigília, a celebração do Sábado Santo não tem tanta tradição no local e a participação dos fiéis é bem menos que os demais dias. Contudo, no término da Semana Santa, a entoação do Aleluia Santo, expressava a sensação de vida nova.

 

Missão na Paróquia São Sebastião, em Campo Belo – MG

Na semana do dia 28 de Abril a 02 de Maio Pe. Jailson, cp também esteve participando da semana missionária na paróquia S. Sebastião em Campo Belo/ MG à convite da Irmã Francisca, da Congregação Servas do Espírito Santo, e do Pároco Local, Pe. Antônio Orestes. A atividade missionária aconteceu por ocasião da festa do Padroeiro do bairro, São José Operário, e pela comemoração do Ano da Vida Consagrada. Foi uma semana de visita às famílias, atividades com crianças, jovens, escola, adorações ao Santíssimo Sacramento e celebrações dentre outras atividades.

A missão contou com a presença de várias congregações religiosas que, na oportunidade, foram apresentadas por cada representante destes grupos. Na Missa, portanto, cada Congregação pôde fazer uma breve propaganda vocacional, falando um pouco da história do fundador, das presenças atuais e do carisma.  Segundo o Pe. Jailson foi uma experiência rica de conhecimento da realidade, de interação com a comunidade e de partilha.