brasiliaCom o objetivo de atrair os fiéis católicos estrangeiros, diversas arquidioceses brasileiras, sedes de jogos da Copa do Mundo, irão celebrar missas em outros idiomas. Algumas igrejas complementaram a iniciativa com a promoção de eventos sociais e culturais, como é o caso da Arquidiocese de Belo Horizonte, que irá oferecer seminários, campanhas sociais e políticas, além de manifestações culturais ao longo do campeonato.

A maior parte das igrejas incluiu na programação a campanha de combate ao tráfico humano, exploração sexual e trabalho escravo, que vem mobilizando a Igreja Católica desde o início do ano com o tema da Campanha da Fraternidade, e se consolida durante a realização do megaevento em virtude do aumento desses crimes nesse período.

Veja algumas arquidioceses que divulgaram suas iniciativas:

Belo Horizonte

Nas Igrejas e Santuários de Belo Horizonte serão celebradas missas em vários idiomas. Em algumas paróquias haverá apresentações de orquestras sinfônicas e outras manifestações culturais. Também serão realizados seminários e campanhas educativas para ajudar no combate ao tráfico humano. Essas atividades têm como objetivo promover a cidadania. Estão previstas, ainda, ações de mobilização nas paróquias, com coleta de assinaturas para o Projeto de Iniciativa Popular Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

Veja o catálogo com a programação da Arquidiocese que será distribuído para os turistas.

Fortaleza

A Arquidiocese de Fortaleza preparou uma programação litúrgica para os fiéis turistas que estiverem na capital cearense durante a Copa do Mundo. Serão realizadas, ao todo, 29 celebrações eucarísticas em cinco idiomas estrangeiros. As línguas escolhidas são inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

Veja a programação completa.

Cuiabá

Quatro igrejas de Cuiabá farão missas em inglês e espanhol durante a Copa, entre elas, a Catedral Diocesana Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora do Bom Despacho e São Gonçalo. Todas contarão com guias turísticos para receber os visitantes interessados em conhecer essas igrejas históricas.

A Catedral fará missas em inglês nos dias 15 e 22, às 15h, e a Igreja São Gonçalo fará em espanhol, também na mesma data, às 11h30. Nas outras duas, os fiéis contarão apenas com o serviço dos guias turísticos.

Brasília

Com o projeto ‘Copa do Mundo, Dignidade e Paz’, a arquidiocese irá promover diversas atividades durante o campeonato mundial. Entre elas, a divulgação do folder da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (CNBB) para orientação e acolhimento dos turistas estrangeiros durante o Mundial, com informações sobre a Catedral Diocesana, planejada por Oscar Niemayer, um pequeno texto sobre a Copa do Mundo e programações da Igreja local para os turistas, incluindo missas nas línguas inglesa, espanhola, francesa e italiana.

No dia 12 de junho, as pastorais e movimentos da arquidiocese irão acolher os turistas que chegarem ao aeroporto internacional Juscelino Kubthichek. Já no dia 14 de junho, os turistas e todos os fiéis da arquidiocese são convidados a participar da primeira edição do ‘Nightfever’, na Catedral Metropolitana. A programação do evento vai das 23h às 6h.

Confira o folder com as datas das Missas e as respectivas paróquias.

Olinda e Recife

A Arquidiocese de Olinda e Recife vai oferecer aos turistas estrangeiros que assistirão aos jogos da Copa do Mundo na Itaipava Arena Pernambuco, missas especiais em todos os domingos, durante o mundial, de celebrações eucarísticas em inglês na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, às 11h, e em espanhol na Capela Menino Jesus, no Pina, ao meio dia. Livretos com a Liturgia da Santa Missa em sete idiomas também serão distribuídos, e o folder ‘Copa do Mundo Dignidade e Paz’ da CNBB.

Manaus

Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, missas em cinco línguas (inglesa, italiana, francesa, espanhola e portuguesa) serão celebradas às 9h, e na Igreja de São Sebastião, no Centro, às 12h.

Natal

Em Natal, serão celebradas quatro missas em idiomas. No domingo (15) às 9 horas, na capela do Santíssimo Sacramento, situada no subsolo da Catedral Metropolitana, na língua espanhola, e, às 10 horas, em inglês. No dia 22, às 9 horas, na mesma capela, em italiano, e às 10h em espanhol.

Rio de Janeiro

A arquidiocese deverá celebrar missas na língua de cada seleção que jogará no Maracanã. A previsão é que as cerimônias aconteçam na paróquia Divino Espírito Santo, que fica a 300 metros do estádio. A programação de missas estará disponível no site da Arquidiocese do Rio.

São Paulo

Na capital, missas serão celebradas em inglês, italiano, espanhol, coreano, francês, japonês, chinês (mandarim), polonês, lituano e alemão. Informações sobre os horários e locais das missas, e ainda telefones e contatos de uma “rede de solidariedade” para eventuais emergências também foi disponibilizada aos turistas. As informações e horários estão disponíveis em inglês e italiano na página da arquidiocese.

Por A12