Na última semana, entre os dias 22 e 27 de junho, aconteceu um encontro em Buenos Aires, capital da Argentina, que reuniu as duas Províncias Passionistas, ou seja, Província Imaculada Conceição (Argentina) e Província do Calvário (Brasil). O local do encontro foi a Casa Nazaret que tem anexo à Paróquia Santa Cruz. O intuito foi realizar uma Assembleia-Retiro entre os dois grupos. Com este objetivo, o sonho almejado de unificar as duas Províncias fica cada vez mais próximo. Segundo as metas, a previsão de unificação deve alcançar êxito no ano de 2017.

No dia 22, pela tarde, com a chegada dos Religiosos do Brasil, houve um momento de integração entre os dois grupos. Este instante contou com a presença dos Leigos Passionistas que protagonizam a missão Passionista junto com os Religiosos Argentinos. Dia 23 e 24 aconteceu o Retiro assessorado pelo Pe. Manolo Cayo, Provincial dos Salesianos da Província do Norte da Argentina. O tema principal era refletir e rezar, a partir da experiência de Passionistas, a Carta do Papa Francisco sobre o Ano da Vida Consagrada. Dia 25 e 26 foi dedicado à Assembleia (consultiva), propriamente dita, e o objetivo principal era fazer um olhar profundo sobre os pontos comuns e distintos, bem como perceber os desafios que as duas Províncias deverão assumir enquanto Província unificada. Os temas de apoio foram: 1) Economia; 2) Jovens, Vocacionados e Formação; 3) Justiça, Paz e Integridade da Criação; 4) Apostolados e Paróquias; 5) Estilo de Vida e Espiritualidade; 6) Consultar ideias sobre como se formará a nova equipe Provincial, onde será a nova Sede Provincial, qual será o nome na nova Província etc.

Além dos momentos ricos de fraternidade, dentro das reflexões abordadas, a Assembleia foi congratulada com duas presenças marcantes entre os Religiosos Passionistas. Uma dessas presenças foi a visita de Dom José Maria Baliña, Bispo Auxiliar de Buenos Aires. Ele, quando seminarista, foi formando do Cardeal Jorge Mario Bergoglio (atual Papa Francisco), e partilhou um pouco de sua experiência e relação eclesial adquirida a partir da convivência que tinha com o a Papa, quando este ainda era Cardeal de Buenos Aires. A outra visita foi a do Sr Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz em 1980. Além de ter relatado sua trajetória de luta pela dignidade da pessoa humana, sobretudo na América Latina, falou também de sua gratidão por ter conhecido e feito amizade com grandes nomes da Igreja do Brasil, como Dom Hélder Câmara e Dom Evaristo Arns, duas personalidades referências na luta pelos direitos humanos. Sem menos sentimentos, o Sr Adolfo enfatizou a bonita presença Passionista na história argentina, principalmente pela grande atitude evangélica de abrir as portas e amparar os povos, vítimas de perseguições e injustiças.

Alguns outros detalhes deste encontro podem ser consultados, por ilustrações, na página do Facebook da Província do Calvário: Vida Passionista – Província do Calvário.