casula_doada_por_bento_xvi_2A Diocese de Crato recebeu um presente especial do papa emérito Bento XVI por ocasião da celebração de seu primeiro ano centenário. A diocese cearense recebeu uma casula e um cálice utilizados pelo papa emérito.

Os presentes chegaram à diocese no último dia 30 de maio, endereçados ao bispo diocesano dom Fernando Panico com uma mensagem do Substituto da Secretaria de Estado, o arcebispo Angelo Becciu. “Com vivo apreço pelos sentimentos de afetuosa colegialidade testemunhados, o Santo Padre de bom grado acolheu o desejo de uma lembrança para tão venturosa efeméride com o dom, anexo à presente, de um cálice e uma casula”.

De acordo com o chanceler da Cúria Diocesana, Armando Rafael, o presente “trata-se de objetos de grande valor não só material, mas sobretudo o valor de uma herança espiritual. O papa é o chefe da cristandade e na hora que ele se despoja de alguns dos objetos que usou, aquele objeto ganha um relevo histórico, ganha uma importância religiosa que transcende o normal. Ao doar esses objetos o papa emérito Bento XVI, deixa uma parte da herança espiritual dele na Diocese de Crato, coisa que pouquíssimas dioceses do mundo conseguem preservar”.

A casula e o cálice, doados por Bento XVI, serão expostos no ‘Memorial do Centenário’ que está sendo criado próximo da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.

Por A12