1_0_798903A tradicional visita anual da Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) ao Pontífice e à Cúria Romana, será realizada de 19 a 29 de maio, do corrente. O programa, que prevê uma série de encontros, culminará com a audiência com Papa Francisco, prevista para a sexta-feira, 23 de maio, às 10h30min, seguida pelo encontro com os membros da Secretaria de Estado.

Todos os anos o CELAM apresenta aos diversos dicastérios, as iniciativas, os projetos e preocupações pastorais da Igreja Latino-americana, com especial atenção às sugestões do magistério do Papa, num clima de reflexão, de partilha e de comunhão. Desta forma, na terça-feira, 20, às 16 horas, os Bispos do CELAM encontrarão o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos. No dia seguinte, às 11h30min, haverá uma reunião com a Congregação para o Clero. Na quinta-feira, 22, o dia será dedicado a visitas e diálogos na Congregação para a Doutrina da Fé, Pontifício Conselho para a Cultura e no Pontifício Conselho para a Família. Na segunda-feira, 26 de maio, será a vez da Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais e no dia seguinte, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Os Bispos latino-americanos visitarão a Pontifícia Comissão para a América Latina na quinta-feira, 22 de maio, às 12 horas. A Comissão convocou – a pedido da Presidência do CELAM – uma reunião com diversas personalidades latino-americanas, o que deverá ocorrer na sede da CAL, no dia 20 de maio, às 17 horas. Na ocasião, o Presidente do CELAM apresentará algumas reflexões e preocupações pastorais do Episcopado latino-americano relativas às grandes questões do desenvolvimento, a integração e a paz na região.

A delegação do CELAM visitará ainda o Sínodo dos Bispos, a Conferência Episcopal Italiana e outras instituições católicas romanas.

Uma coletiva de imprensa conclusiva terá lugar às 12 horas do dia 28 de maio, na Sala Marconi, da Rádio Vaticano.

O vértice será guiado pelo Presidente do CELAM, Arcebispo de Tlanepantla (México), Dom Carlos Aguiar Retes, o Arcebispo de Bogotá e primeiro Vice-presidente, Card. Ruben Salazar Gómez; Dom Dimas Lara Barbosa, Bispo de Campo Grande e segundo Vice-presidente; Dom Santiago Silva Retamales, Bispo Auxiliar de Valparaiso (Chile), Secretário Geral e Dom Carlos Collazzi Irazabal, Bispo de Mercedes (Uruguai) e Presidente do Comitê Econômico.

Por Rádio Vaticano