Há tempos que os religiosos da Província do Calvário vem refletindo sobre o grande número de paróquias assumidas pelo grupo. O número reduzido de religiosos, a necessidade de aprofundamento dos valores da vida comunitária, a liberação de religiosos para estudo…, tudo isso levou, o último Capítulo Provincial/13, a decidir a entrega de algumas paróquias, entre elas a Paróquia Santa Cruz, de Viamão – RS.

O processo de entrega teve início, logo após o Capítulo, pelo Conselho Provincial da Província do Calvário, e teve seu desfecho no último dia 02 de outubro/14. Com a presença do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spingler, que presidiu a Missa de posse, na capela Santa Cecília, do Provincial, Pe. Amilton, de vários sacerdotes diocesanos e religiosos, e grande número de fiéis, a Paróquia Santa Cruz foi confiada ao novo pároco, o Pe. Liovo Aluísio que pertence ao clero da arquidiocese.

Na Missa, Dom Jaime enalteceu o trabalho dos passionistas, nos 32 anos que estiveram à frente daquela paróquia. O Pe. Amilton, agradeceu o apoio da Arquidiocese nesse período e, sobretudo, os paroquianos que sempre se fizeram próximos dos missionários passionistas que por lá passaram. Após a Missa houve uma confraternização do salão da capela Santa Cecília.