2b1a5-congresso_continental_infancia_missionariaInicia-se nesta sexta-feira, no Santuário Nacional de Aparecida, o I Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Participarão do encontro, de dois dias, mais de 600 assessores de grupos da IAM do Brasil e do continente americano, que serão acolhidos pelas famílias locais. Padre Antônio Leonel de Oliveira, da arquidiocese de Aparecida, e o Padre Paulo Renato, da diocese de São José dos Campos, junto com uma equipe, são encarregados da organização do evento.

Falando sobre o processo preparatório, Padre André Luiz explicou que a opção por Aparecida se deve à espiritualidade local e às facilidades da logística. Segundo ele, alguns países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Porto Rico, confirmaram presença. Outros, como EUA e México, enviarão seus representantes. Participam no Congresso, adultos e jovens maiores de 18 anos, com pelo menos dois anos de caminhada na animação da Obra Infância e Adolescência Missionária.

O tema do Congresso é “Infância e Adolescência Missionária da América a serviço da missão” e o lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14). O evento encerra as comemorações dos 170 anos de fundação da Obra e pretende reforçar a parceria da Infância e Adolescência Missionária com a Catequese, a Pastoral Familiar e outras atividades eclesiais.

Ao término do Congresso está previsto o lançamento de um documento de conscientização sobre a Missão e a presença da IAM nas escolas. Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal-arcebispo de Aparecida, sugere também a elaboração de um documento para a liturgia, com linguagem própria. A Equipe organizadora do evento agradece ao arcebispo pela disponibilidade de acolher o Congresso, no Seminário arquidiocesano. Os trabalhos destes dois dias deverão resgatar a memória da caminhada missionária da Igreja, através do ardor das crianças.

Por Rádio Vaticano