iniciativas-terra-santaVigílias de oração na noite de sábado, velas nas janelas e dois minutos de silêncio às 19 horas de domingo. Estas são algumas das iniciativas que serão realizadas na Terra Santa, no horário do encontro de oração pela paz no Oriente Médio que acontecerá no Vaticano, neste domingo, 9.

O encontro, realizado a convite do Papa Francisco, reunirá os Presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Palestina, Mahmoud Abbas, nos Jardins Vaticanos para um momento de oração. O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, também tem a presença confirmada.

As iniciativas práticas foram decididas na Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa, como forma de participação popular no encontro de oração. A informação foi divulgada pelo Vicariato de São Tiago – ligado aos católicos de língua hebraica em Israel -, confirmando ainda que o Patriarca Latino de Jerusalém, Fouad Twal, estará em Roma no domingo.

Na Terra Santa, em todas as Missas que serão celebradas no domingo, os párocos farão orações pela paz. Já os grupos de jovens foram convidados para participar das vigílias de oração na noite de sábado. Os religiosos e as religiosas organizarão momentos específicos de oração dentro dos conventos.

Às famílias – segundo as sugestões da Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa – foi pedido para acenderem no sábado uma vela nas janelas. A todos, por fim, é pedido para se observar no domingo, às 19 horas, dois minutos de silêncio absoluto, desligando a televisão, parando os automóveis e interrompendo qualquer conversa.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano