Na semana passada, entre os dias 02 a 07 de Setembro, o escritor, monge e padre Beneditino, Anselm Grün, esteve no Brasil. O motivo de sua vinda foi o lançamento de mais uma de suas várias obras: Reconciliar-se com Deus – curando feridas da alma. Ele passou em diversos Estados Brasileiros, ou seja, Rio de Janeiro (02.09), Belo Horizonte (03.09), Brasília (04.09), Fortaleza (05.09) e, por fim, esteve em São Paulo (06-07.09) onde fez apresentação de sua obra literária e ministrou um retiro a mais de 400 pessoas no Espaço Anhaguera, Km 25,5 – Jardim Britânia.

Os Missionários Passionistas da Província do Calvário, Pe. Siro Chaves da Silva, CP e Ir. José Milton Ferreira da Silva, CP estiveram presente no Retiro (07.09). Também participaram as Irmãs Leonilda, Mirtes e Mercedes que são Passionistas da Província Imaculado Coração de Maria. Havia ainda muitas outras Congregações Religiosas que somavam com o grande número de leigos advindos de várias paróquias de São Paulo e de outros Estados Brasileiros. Além da boa fraternidade entre os participantes que, em sua maioria, já haviam lido pelo menos uma ou duas obras do autor, ainda houve belas reflexões e proposta de oração, feitas por Anselm Grün.

O último instante, antes do encerramento, foi dedicado às intervenções dos participantes que elaboraram várias questões para o sacerdote responder. Foi um momento de muito enriquecimento no conhecimento de si próprio, mas sobretudo no espiritual de cada um dos que se fizeram presentes.

Para a conclusão do Retiro, que teve início às 08h00m do domingo, foi celebrada a Missa e Anselm Grün co-celebrou. Na sequencia houve o almoço com as despedidas. Mas aos que trouxeram alguma obra do autor, ou que adquiriram no local, através da livraria Vozes, puderam obter o autógrafo do monge que foi acompanhado de sua benção.

O evento foi uma realização da Editora Vozes, que teve vários apoios e colaboradores na divulgação e patrocínio deste rico momento junto a um dos grandes escritores católicos da atualidade. Segundo o relato de muitos dos que estavam no evento, é de que ficaram muito satisfeitos com a iniciativa e aguardam, com ansiedade, outra oportunidade especial como esta.