“O que vos digo na escuridão, repito-o à luz do dia (…) proclamai-o sobre os telhados” (Mt 10, 27).

capaÉ com imensa alegria que, pela primeira vez, escrevo no site Passionista, da Província do Calvário. Há muito tempo desejávamos esse veículo de comunicação e a hora chegou.

Através desse site, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida passionista (por isso o nome): espiritualidade, carisma e nossa missão na Igreja e no mundo. Buscaremos com você, chegar a muitas pessoas, pois a mensagem da cruz é atual e o desejo de São Paulo da Cruz, de tornar Cristo conhecido, amado e servido é de todos nós.

Fico a pensar o que teria feito São Paulo da Cruz, no seu tempo, com os vários meios de comunicação que temos hoje, como a internet. Ainda assim, Paulo usou o recuso da voz, da escrita, dos gestos e dos símbolos, para levar a boa nova do Reino às multidões. O que teria feito ele, com o crucifixo que levava nas mãos e no coração, tendo a sua frente um computador?

No entanto, é bom lembrar que a Igreja nunca esteve apática ao progresso humano e técnico, mas foi o grande impulso do Concílio Vaticano II (1962-1965), com o decreto conciliar Inter Mirifica, que a colocou numa relação direta com o progresso dos meios de comunicação social.

O Catecismo da Igreja Católica também veio reforçar o que disse o Concílio: “a sociedade tem direito a uma informação fundada sobre a verdade, a liberdade, a justiça e a solidariedade” (CIC, 2494).

O papa Francisco, no documento Evangelii Gaudium, nos recorda que a evangelização não nasce por acaso, mas do encontro com a pessoa de Jesus Ressuscitado. Os meios para comunicar essa alegria, que dá sentido à vida humana, cada um deve descobrir, utilizando-se das várias formas que o Criador e o ser humano colocaram em nossas mãos, com consciência e responsabilidade.

Dessa forma, queremos proclamar sobre os telhados do mundo, servindo-nos da internet, outro modo de viver, mais humano, justo e fraterno, ajudando as pessoas a passarem do mundo virtual do espaço cibernético, para o mundo real da comunidade cristã.

Ajude-nos a divulgar esse site. Sobre os telhados ainda paira muito silêncio, más notícias e pouca novidade. Coloquemos Jesus Crucificado e Ele mesmo será a nossa grande proclamação da VIDA.

 

Um abraço fraterno.

Pe. Amilton M. Silva, CP

Provincial – Província do Calvário